sábado, 30 de junho de 2012

Windows 8

Os futuros usuários do Windows 8 não poderão assistir DVDs sem instalar aplicativos ou codecs adicionais. O anúncio foi feito na última quinta-feira (3) por Bernardo Caldas, diretor geral do Windows Business Group. De acordo com a Microsoft, o recurso foi removido devido às quedas significativas das vendas de DVDs nos últimos anos.
Windows 8 (Foto: Reprodução))
O Windows 7 permite a execução de DVDs nativamente, mas isso só é possível porque a Microsoft incluiu um codec proprietário no sistema. Eliminando o recurso, será possível economizar em royalties e até mesmo diminuir o preço do Windows 8 para o consumidor final, apesar da empresa de Redmond não prometer nada no momento.
Para reproduzir DVDs, será necessário pagar por um dos pacotes de expansão. Usuários que adquiriram a versão normal do Windows 8 deverão comprar o Pro Pack. Já os que possuírem a versão Pro, precisarão comprar o Media Center Pack. Ambos os pacotes incluirão reprodução de DVDs no Windows Media Center e TVs, mas o padrão brasileiro (ISDB-T) não está na lista.
A Microsoft ainda não divulgou o preço dos pacotes de expansão, tampouco quando eles estarão disponíveis para venda. Quem não quiser pagar pelo recurso poderá utilizar players de vídeo alternativos, como o VLC e o Media Player Classic.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Versão para PC de Skullgirls

A versão para PCs de Skullgirls foi anunciada esta semana, e a equipe dos Revenge Labsresponsável pela adaptação divulgou os primeiros detalhes. O game de luta independente, para alegria dos jogadores, não usará a plataforma Games for Windows Live (GFWL) e, melhor que isso, vai permitir partidas entre jogadores de PC e PlayStation 3.

Skullgirls (Foto: Divulgação)

Este recurso não estará disponível no lançamento, mas sim em um patch futuro. A jogabilidade cruzando plataformas, na verdade, é o grande motivo pelo qual esta versão não usará GFWL. A equipe postou no Twitter a informação: “Esperamos ter partidas cross-platform entre PS3 e PC poucos meses após o lançamento da versão para PCs… então definitivamente nada de GFWL.”

Além disso, o jogo será vendido pelos mesmos US$ 15 que a sua versão para consoles. Entretanto, uma data de lançamento não foi anunciada. O processo ainda está nos estágios iniciais, mas Skullgirls deve chegar aos PCs no início do segundo semestre deste ano.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Acionistas abrem processo contra Nokia

Depois de anunciar os resultados de um trimestre fiscal pouco empolgante, a fabricante de celulares Nokia recebeu novas más notícias nesta semana. Um grupo de acionistas da empresa, liderados por Robert Chmielinski, abriu um processo contra o CFO e o CEO da empresa - respectivamente Timo Ihamuotila e Stephen Elop -, pela performance ruim da companhia nos últimos meses.

Com recursos do Belle, Nokia acredita que os Lumia
terão mais apelo no mercado (Foto: Reprodução)

Os motivos de Chmielisnki, segundo consta no processo, foram as declarações feitas pela empresa entre outubro de 2011 e abril desse ano, que levaram os acionistas a acreditarem que o lançamento da linha Lumia iria ajudar a fabricante a dar a volta por cima no mercado de smartphones - algo que não aconteceu.
Outra atitude criticada pelos acionistas foi o fato da companhia oferecer US$ 100 de volta para os usuários que comprassem o Lumia 900 nos Estados Unidos, o que fazia o aparelho sair praticamente de graça. Chmielinski cita ainda que a mudança da Nokia para a plataforma Windows Phone não ajudou a empresa a reverter o seu declínio como fabricante de celulares.
Pouco depois de anunciado o processo, a Nokia comentou a atitude dos acionistas e disse que vai se defender das afirmações. De acordo com um aviso publicado em seu site, a empresa diz estar "averiguando as alegações do processo e acredita que elas não têm nenhum mérito".

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Galaxy S III

O Samsung Galaxy S III conseguiu elevar o mercado a outro patamar, e não apenas por suas especificações, mas por ter trazido consigo uma penca de acessórios e novos serviços. O novo Quad-Core da Samsung com Android 4.0 tem alguns extras opcionais bem interessantes e que merecem ser destacados: carregador sem fio, caneta stylus, docks, adaptadores HDMI, etc.

Esta é a caneta que acompanha o smartphone (Foto: Reprodução/Engadget)

Um deles, por exemplo, é o Wireless Charging Kit. Por meio dele será possível recarregar o seu Galaxy S III sem precisar usar nenhum cabo físico. Tudo é feito por indução magnética. Para funcionar, basta repousar o telefone em cima do dock - este sim, estará conectado a uma tomada por um fio. Apesar de inovador, a tecnologia já era usada em um dock do Palm Pre 3.
Outro dock que a Samsung caprichou foi o Premium Audio Dock, uma espécie dehomesystem, com altofalantes e amplificadores de som só para o novo smartphone, ideal para salas e quartos. O Desktop Dock, também, recarrega o Galaxy S III enquanto ele toca as suas músicas preferidas, mas seu tamanho traz algo mais apropriado para uma pequena mesa de escritório.

All Share Cast permite transmissão de dados para a
TV (Foto: Reprodução/Engadget)

Além destes, há também o Battery Charger Stand, um dock padrão, apenas para manter o aparelho em pé enquanto estiver sendo carregado (como o do iPhone); e oUniversal Vehicle Dock, que serve para carregar seu smartphone a um carro.
A companhia investiu também em capas para o Galaxy S III, como a Protective Cover, impermeável; a Slim Cover, tradicional; e a Flip Cover (foto abaixo), um case que protege seu telefone por inteiro, com uma tampa na frente para operar o telefone.

A C-Pen também é uma novidade interessante: assim como o Galaxy Note vem com a S Pen, o S3 tem também a sua canetinha, otimizada para sua tela, com ponta de borracha de 3 mm e corpo de alumínio - ideal para àqueles usuários que não gostam de usar o touchscreen com seus próprios dedos.

Há, ainda, o dong AllShareCast (foto acima), que serve para ligar o smartphone à TV via Wi-Fi, pronto para que você veja o conteúdo armazenado em seu smartphone em uma tela maior. E como não poderia faltar, assim como o S2, a Samsung também lançou um adaptador HDMIpara o seu smartphone (já que o aparelho só ter uma saída física microUSB).

Samsung também investiu em capinhas (Foto: Engadget)

Com tantos assessórios, a Samsung pretende tornar o Galaxy S III o smartphone mais completo possível para seus usuários. A estratégia, ao menos, tem tudo para dar muito certo, mas é melhor esperar pelos preços antes de afirmar qualquer coisa.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Identificador eletrônico

Uma iniciativa de uma companhia aérea australiana pode auxiliar no combate a falha de bagagens extraviadas, tão comum no transporte aéreo. A Qantas está lançando a “Q-Bag tag”. Ela parece ser uma identificadora de bagagem normal, porém tem alguns detalhes bem interessantes: o produto é eletrônico e funciona como uma espécie de rastreador. Ela pode ser escaneada e, então, revelará diversas informações sobre o dono da bagagem.

Etiqueta eletrônica pode auxiliar no combate ao desvio de malas (Foto: Divulgação)
A etiqueta funciona da seguinte forma: dados pessoas e o destino do vôo serão armazenados no momento do embarque. Caso a pessoa chegue ao destino e a mala não seja localizada na esteira, será possível acionar a companhia para identificar o local onde ela se encontra, baseada em coordenadas de GPS enviadas pela própria etiqueta. A iniciativa ainda está em fase de testes e, posteriormente, pode ser adotada em larga escala pela companhia.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sony Tablet S

Para quem duvidava que algum tablet da Sony pudesse chegar ao Brasil, eis a prova contrária: a Sony anunciou nesta quinta-feira (3) que deu início a pré-venda do Sony Tablet S em diversas lojas de varejo e Sony Stores pelo país. O novo tablet estará disponível para vendas a partir do dia 14. Com um formato semelhante a de uma revista dobrada, o tablet é um verdadeiro centro de entretenimento, com integração com suas TVs, notebooks e celulares.

Sony Tablet S (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Bastante elegante, o dispositivo será uma versão diferente do tablet vendido lá fora. O motivo? Ele já chegará com o Android 4, ou Ice Cream Sandwich.
Em suas especificações, o tablet usa uma tela de 9,4 polegadas com a mesma tecnologia Bravia das televisões; 32 GB de memória interna; conexão Wi-Fi; câmera traseira de 5 megapixels HD e frontal de 0,3 megapixels; leitor de cartão SD e saídas de áudio estéreo. Além disso, o dispositivo vem com diversos aplicativos exclusivo da Sony e dois jogos de Playstation pré-instalados (sim, ele tem o certificado para rodar os jogos de PlayStation, assim como o Xperia Play). O preço sugerido é de R$ 1.649.

domingo, 24 de junho de 2012

Sony

O mercado de tecnologia é uma verdadeira caixinha de surpresas. Hora uma empresa que detém as maiores ações no mercado pode simplesmente tropeçar nas suas escolhas e deixar de ser a gigante de sua época. Aconteceu assim com a Apple, no início dos anos 1990, antes de Steve Jobs reassumir sua posição na empresa e fazer uma verdadeira “faxina” na maçã de Cupertino, transformando-a hoje nesta entidade aparentemente imbatível.

Sony (Divulgação (Foto: Sony (Divulgação)

O revés da vez parece ter escolhido ninguém menos que a Sony, gigante nipônica aberta em 1946. Seu investimento inicial em transistores de rádio levou a empresa a criar não só rádios de mesa (como o Sony TR-55), mas principalmente o inesquecível Walkman, que tocava tanto rádio AM/FM quanto fitas K7.
Do Walkman a televisores, câmeras de vídeo e câmeras fotográficas, a cada ano a empresa se tornava um império sem precedentes, comprando empresas menores e abrindo o horizonte para novos negócios – levando a criação da gravadora Sony Music e do estúdio Colúmbia Tri-Star Pictures, por exemplo. Em 1995 lançou seu primeiro videogame doméstico, oPlayStation, tornando-se o console mais vendido da história e se tornando o maior concorrente de fabricantes como Nintendo e SEGA.

O PlayStation evoluiu, os televisores ficaram modernos, os celulares e câmeras ganharam novos recursos. Mas acima de tudo, a Sony conquistou novos concorrentes pelo mundo. Os principais sem dúvida foram a americana Apple (que domina o mercado de smartphones e tablets) e as sul-coreanas Samsung e LG (líderes em televisores modernos).
Sede da Sony no Japão (Reprodução)

Kaz Hirai, ex-CEO da Sony ComputerEntertainment e atual CEO da Sony Corp, garantiu que até o final deste ano cerca de 10 mil funcionários de toda Sony global serão demitidos (o que equivale a 6% do quatro total de funcionários). Demissões que ocorrerão provavelmente em maior escala nos setores de TV e celular mas, quem sabe, também na linha de jogos e consoles.

E nós jogadores da família PlayStation? Podemos nos desesperar?

Eu diria que devemos ao menos “ficar de olho”. Olhando especificamente no atual cenário do mais novo aparelho PlayStation, o PS Vita, os números não são os melhores. Na última semana, o portátil teve o seu pior desempenho em vendas no Japão (com pouco mais de 8.200 unidades vendidas). No ocidente o portátil está vendendo consideravelmente melhor que no Japão, mas também sofre uma queda a cada nova semana (nesta última, o PS Vita vendeu pouco mais de 200 mil unidades nos EUA).

Vale lembrar que o portátil da Sony tem passado pelos mesmos desafios que seu concorrente direto (o Nintendo 3DS) sofreu no ano passado. As baixas vendas do aparelho foram suficientes para que a Nintendo reduzisse o preço do portátil no mundo todo. Em um ano o3DS passou a vender muito mais a ponto de garantir números melhores que sua versão anterior (o DS) teve em seu primeiro ano de vida. Porém isso só aconteceu graças a uma avalanche de bons jogos lançados para o portátil Nintendo.

A expectativa do mercado é de que durante a próxima E3 (que acontece entre os dias 2 e 5 de junho em Los Angeles), Sony apresente uma verdadeira enxurrada de novidades tanto para oPS Vita quanto PS3. Alguns especialistas garantem que haverá uma redução no preço do portátil (o que particularmente eu não acredito que aconteça antes do final deste ano).
Kaz Hirai, atual CEO da Sony, durante a E3 2011 (Reprodução)

O caso também é que sim, provavelmente veremos bons títulos sendo anunciados para o PS Vita (a grande maioria desenvolvido pela própria Sony). Mas a questão é: será que as baixas vendas do portátil e a queda nos lucros da Sony global podem ofuscar o interesse de outras desenvolvedoras a apostar no portátil? (Torço para o contrário).
Quanto ao PS3, o console vive uma boa fase de vendas garantindo a cada semana o primeiro lugar no ranking de consoles vendidos mundialmente (com uma média de 160 mil aparelhos vendidos por semana). Porém vale lembrar que ele ainda é o terceiro do ranking desta geração (com mais de 63 milhões de aparelhos vendido no mundo todo, contra 65 milhões de Xbox 360e 95 milhões de Wii).

Com quase seis anos de idade, o console já passa pela suposta fase de encerramento de vida útil se levarmos em conta o histórico das plataformas anteriores. Isso faz com que especuladores do mundo todo cogitem a possibilidade do anúncio de um novo PlayStationdurante a E3. Mais uma vez, minha opinião é de que isso não acontecerá por dois motivos: aSony não está em uma boa fase para lançar um novo console, pois isso definitivamente faria com que o atual perdesse seu fôlego nos meses seguintes. Segundo porque diferente das plataformas anteriores, o PS3 (assim como o Xbox 360) são consoles que têm muito fôlego pela frente – ambos possuem redes online com muitos recursos e possibilidades para novos games. Sem dizer que a própria indústria já afirmou que nem todo poder de processamento foi explorado nesta geração (principalmente no caso do PS3).

sábado, 23 de junho de 2012

Música.com.br

O Música.com.br é um novo site da Globo.com para você que é fã de canções nacionais e internacionais. Ele traz um divertido jogo "Super Quiz de Música" para aquelas pessoas que gostam de colocar seus conhecimentos musicais à prova. O game tem diversas perguntas sobre os mais variados temas e artistas. Elas são atualizadas diariamente e os usuários são organizados em um raking pelo número de acertos.

Testes seus conhecimentos musicais e faça bonito no super Quiz do Música.com.br (Foto: Reprodução)
Para jogar, basta aceitar os termos de responsabilidade do Música e fazer o cadastro (que pode ser associado à conta do Facebook). Depois disso, basta responder as perguntas que aparecem em sua tela. As questões são sempre relacionadas às letras das músicas do acervo do site. Um trecho de uma canção é exibido e você tem que adivinhar de qual faixa se trata. Há perguntas de Sorriso Maroto a Adele, passando pelos mais diversos gêneros.
A cada acerto, uma mensagem de parabéns: “Opa, chefe! Parabéns! Resposta correta”. A cada erro, um incentivo: “Desafinou! Mas não desista. Continue respondendo para se tornar o campeão do mês”. Quanto mais respostas certas o usuário tiver, mais pontos vai somar e melhor vai ser sua colocação no ranking do mês.
Se você estiver entre os cinco melhores do mês, seu nome de usuário, os pontos e a foto do cadastro aparecerão no menu do lado direito da home do jogo. Aproveite também para usar o botão “convidar amigos” para chamar os contatos de seu perfil no Facebook e levar os resultados da disputa para a rede social.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Google News ganha atualizações

Nesta sexta-feira (04), foram anunciadas algumas novidades no Google News: a partir de agora, ele terá atualizações em tempo real e ganhará opções de integração com o Google++.

Google investe em sua "agência de notícias" Google News com mais integração com o Google+ (Foto: Reprodução)

Agora não serão apenas matérias e notícias que vão ser exibidas no Google News, mas também uma transmissão de informação em tempo real, mais ou menos como a mobilização que se dá no Twitter para comentar um grande evento. Você ficará por dentro das notícias não somente depois delas acontecerem como também durante o que estiver ocorrendo em qualquer lugar do mundo.
A ferramenta está em fase de testes e começa a funcionar na próxima semana, porém apenas para usuários do Google News dos Estados Unidos. Além disso, esta atualização também aumenta o tamanho das imagens no stream de notícias pelo fato de o Google considerá-las, muitas vezes, tão fundamentais quanto os artigos que são exibidos.

A integração com o Google+, por sua vez, será semelhante aos trending topics do Twitter e
aos recém-adicionados tópicos de notícias do Facebook. As principais novidades do dia irão aparecer em seu feed de notícias da rede social. Também a partir da próxima semana.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estudo diz que usuários ainda preferem laptops

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa ABI Research, apesar do grande número de tablets vendidos no último ano, a maioria dos consumidores norte-americanos ainda prefere adquirir um notebook ou um ultrabook antes de comprar um dispositivo em formato de tablete.

iPad ainda não é tão popular quanto o Macbook,
segundo pesquisa (Foto: Reprodução)

Segundo a pesquisa, 33% dos entrevistados pensam em comprar um laptop até o meio do ano, enquanto apenas 16% tem pretenções de adqurir um tablet neste período. Ainda assim, os especialistas acreditam que os tablets têm o futuro garantido, especialmente o iPad, que vendeu 11,8 milhões de unidades só no último trimestre.
"A liderança da Apple neste mercado está segura por algum tempo, mas o número de competidores que tentam roubar omarketshare (fatia do mercado) do iPad tende a aumentar, especialmente quando mais consumidores passarem a abraçar os tablets como alternativas aos laptops", avaliou Jeff Orr, diretor do grupo de pesquisas da ABI Research.

Outra estatística que confirma a grande popularidade dos notebooks é que o número de aparelhos vendidos continua crescendo. Dentre os dois mil entrevistados na pesquisa online, 64% disseram possuir um laptop com Windows, um crescimento de 3% em relação à pesquisa feita no ano passado. Nos aparelhos da Apple o crescimento também está presente: o estudo apurou que 11% dos usuários possui um notebook da empresa, contra os 9% de 2011.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed

Nesta semana, durante o videocast oficial da Sony, o PlayStation Access, a empresa mostrou um pouco das novidades anunciadas para suas plataformas, e tivemos a oportunidade de verSonic & Sega All-Stars Racing Transformed
.
Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação)

O vídeo traz um pouco mais do jogo em ação. Mas entre as cenas, o programa também toma um instante para falar com o produtor do título, Joe Neate, da Sumo Digital. Segundo ele, a equipe praticamente criou três jogos diferentes. Neate explica que eles não adicionaram simplesmente barcos e aviões à antiga mecânica. Os karts por sua vez, receberam ainda mais cuidado.

O produtor descreve que a jogabilidade em terra do novo jogo será como uma versão avançada do original. Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed sai no final de 2012 paraXbox 360, PlayStation 3, PC, Nintendo 3DS e PlayStation Vita.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Motorola lança webphone

Em um evento realizado nesta sexta-feira (04), a Motorola apresentou aos brasileiros o MOTOGO!, novo modelo de celular "featurephone" com um sistema operacional muito semelhante ao Android, do Google. O modelo é uma proposta de telefone acessível, com teclado QWERTY físico, recursos conectados e um preço imbatível: R$ 329. Ele estará disponível no mercado a partir do dia 15.

MotoGo (Foto: Eduardo Moreira)

O Motorola MOTOGO! possui uma interface muito mais próxima do que a que encontramos no Android, com barra de buscas do Google e atalho para o Google+. A fabricante pretende, assim, redefinir a categoria de webphones, oferecendo conectividade a todos os recursos do Google de forma mais completa.

Um diferencial desse aparelho é que, assim que o usuário liga o telefone, ele já faz a configuração para as contas do Google - algo muito parecido com o que encontramos no sistema Android. Sua interface possui painéis de navegação entre os aplicativos, com fácil acesso ao GMail, GTalk, Google Maps e outros. E todos os widgets podem ser personalizados.

MotoGo (Foto: Eduardo Moreira)

O modelo possui câmera de 2 megapixels e slot para cartões de até 32 GB. Sua tela é de 2.2 polegadas QVGA, seu processador é de 650 Mhz, e é possível usá-lo como um hotspot Wi-Fi. O teclado QWERTY, claro, é completo. Tudo foi pensado para que o celular atuasse como uma porta de entrada para que, no futuro, o usuário tenha uma melhor adaptação ao migrar para um verdadeiro smartphone Android.

É importante lembrar que o MOTOGO! não é um telefone com o sistema Android. É um telefone com um sistema próprio, com uma experiência baseada no sistema do Google. Ele permite a instalação de softwares em Java.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Internet 3G do celular

Embora não seja novidade, muitas pessoas ainda não sabem como economizar com internet 3G. De acordo com Anatel, o Brasil ultrapassou a marca de 43 milhões de aparelhos WCDMA em março de 2012, e a discussão sobre Internet móvel e como economizar no 3G esquenta cada vez mais no fórum do TechTudo. Uma opinião todos têm em comum: o 3G no Brasil é caro.

7 dicas para economizar na internet móvel
Aprenda a fazer uso inteligente do seu 3G e a contratar um plano adequado ao seu perfil para evitar surpresas no fim do mês.
1. Contrate um plano de dados antes de usar Internet no seu celular
Muitas aplicações do seu smartphone conectam-se com a Internet constantemente - mesmo sem você acioná-las diretamente. Isso permite que e-mails e mensagens instantâneas (do Facebook ou WhatsApp) consigam alertar você da mesma forma que o SMS.

Sem um plano de dados contratado, essa conexão custará o preço de tráfego avulso, que é bem caro. Por isso, se você possui um plano (pós-pago) e um celular capaz de acessar Internet móvel, sugerimos a contratação de um pacote de Internet antes de sair por aí navegando e acessando e-mails.

2. Sua Internet móvel “ilimitada”, na verdade, possui limites

No momento não há nenhum plano realmente ilimitado disponível no Brasil. As quatro operadoras oferecem planos fechados, que variam de 10 MB a 10 GB. Existem duas formas de lidar com usuários que excedem o tráfego contratado:

• Cobrança por megabyte excedente. O preço do 1 MB avulso varia de R$ 0,10 a R$ 0,55.
• Redução da velocidade sem cobrar o tráfego excedente. A velocidade reduzida varia de 50 Kbps a 150 Kbps (e isso é bem lento para um smartphone).
3. Escolha um plano de dados adequado ao seu perfil de uso

Se você quer acompanhar a aula com fotos e vídeos no Evernote, ouvir música no Rdio e deixar seus e-mails sincronizando o tempo todo, procure um plano grande (acima de 500 MB). Isso diminui o risco de ter a velocidade diminuída ou receber uma cobrança extra no final do mês. Os planos maiores também têm um valor menor por megabyte trafegado.
Quem tem disciplina para usar as aplicações de alto consumo de dados via Wi-Fi pode contratar um plano de dados menor, abaixo dos 250 MB. O plano fica mais em conta, ainda que o valor por megabyte seja mais caro.
Smartphones são brinquedos divertidos. É fácil perder a noção do tempo assistindo a novelas em HD, adivinhando desenho de amigos na fila do banco ou esperando um avião atrasado. Identifique as funções que você usa com mais frequência e descubra qual o melhor plano de dados para o seu perfil.
4. Gerencie a sincronização em segundo plano
3G Watchdog (Foto: Divulgação)

Você precisa ser alertado a cada novo e-mail ou se contenta em atualizar manualmente sua caixa de entrada? Esse tipo de reflexão vai permitir um melhor uso das funções de sincronizações (via 3G) do seu telefone. Muitos aplicativos têm a função de atualização em segundo plano: Agenda, Facebook, WhatsApp, Viber. Decida inteligentemente quais deixar ligado, caso seu contrário sua taxa mensal será consumida sem você perceber.
Sugerimos duas aplicações para você acompanhar seu consumo de dados mensal:3G Watchdog e o Onavo. No exemplo ao lado, você pode ver uma tela demonstrativa do 3G Watchdog, que avisa quando você está perto de estourar seu plano de dados.
5. Aprenda a usar o GPS offline
Usar o GPS do celular já esta quase tão prático quanto os próprios para carro, mas o tráfego 3G desses recursos é intenso. A versão do Google Maps para Android tem navegação de rota por voz, informativo de trânsito e até o avançado Street View.
Você tem dois caminhos para economizar: usar o Google Maps sem 3G no iPhone - sendo que os celulares Android têm essa funcionalidade nativa - ou testar versões que guardem os mapas na memória do telefone (algumas são pagas).
6. Aprenda como desligar o 3G do seu celular

Se você não tem paciência para configurar as sincronizações automáticas uma a uma, a solução é aprender a ligar e desligar o 3G do seu celular. Com o 3G desabilitado, você economiza no plano de dados e faz a bateria do celular durar mais.
. Como desligar o 3G no iPhone?
. Como desligar o 3G no Symbian?
. Como desligar o 3G no Android?

7. Use e abuse do Wi-Fi
Essa é uma regra universal para todos os usuários de smartphones. Coloque um bom roteador sem fio na sua casa e, sempre que possível, recorra aos pontos gratuitos de acesso Wi-Fi em shoppings, aeroportos, restaurantes e outros estabelecimentos. Se é de graça, não há motivos para você sacrificar o seu plano de dados, certo?

Considerações Finais

A velocidade do 3G é outro ponto de discussão entre nossos leitores, mas esse é um assunto para testes amplos. Por ora, esperamos ter ajudado com essas sugestões para não gastar demais com pacotes 3G. Você pode contribuir com mais dicas no nosso fórum ou deixar uma dica nos comentários abaixo.

domingo, 17 de junho de 2012

MatchPuppy

Uma nova rede social promete ajudar a encontrar o par ideal para seu cachorro. AMatchPuppy permite a criação de perfis gratuitos, nos quais são reunidas as principais informações sobre os cães, contribuindo para o relacionamento entre os animais com características procuradas pelos donos.

A MatchPuppy permite a criação de perfis de cachorros na Internet e possibilita interação entre os donos dos animais (Foto: Reprodução)

O cadastro é bastante rápido e simples, sendo necessário preencher apenas alguns campos como nome, raça, sexo, idade, personalidade e uma pequena descrição. Junto dos dados é exibida uma foto do cachorro e a opção para compartilhar a página nas redes sociais.

Visando promover a interação canina, uma lista reúne todos os encontros marcados pelos usuários. Atualmente, só estão cadastrados alguns parques da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Todos possuem mapa com endereço de localização, uma opção chamada“love this park”, similar ao “curtir” do Facebook, e uma lista com os perfis que marcaram o parque como um de seus favoritos.

A ideia para a MatchPuppy surgiu da própria experiência de seu fundador, Michael Chiang, que achava bastante demorado o processo de encontrar um par para Louis, seu cão maltês. Em entrevista ao site Mashable, Chiang alegou que o mercado precisa desse tipo de serviço, e que existem muitos donos de cães pequenos que iriam preferir que eles se relacionassem com outros do mesmo porte para brincar ou até mesmo reproduzir.
Um aplicativo mobile está sendo trabalhado pela empresa responsável pela página, para que possa ser lançado em breve. Serão agregados anúncios e conteúdos específicos para movimentar a rede e também entreter os usuários.

sábado, 16 de junho de 2012

Atualização do Steam

Uma nova atualização do Steam (ainda em fase Beta) permite que os usuários façam download remotamente através de seus smartphones, uma funcionalidade muito prática. Este novo recurso permite iniciar um download na sua conta Steam no PC através do navegador do seu dispositivo móvel, acessando o site do Steam.

Steam para iOS e Android (Foto: Divulgação)

Além de prática, a estratégia também permite que usuários possam comprar jogos online pelo celular e já baixarem o jogo imediatamente, sem enrolações no processo. Para atualizar seu cliente para a versão Beta, é necessário clicar com o botão direito no ícone do Steam, depois em Configurações. Em seguida, veja a opção “Participação beta” e clique no botão Alterar, escolhendo então a versão Beta e reiniciando o Steam após esse procedimento.

Outras mudanças na versão Beta incluem “redução do uso de memória enquanto se executa o download de atualizações” e “um novo código debug para diagnosticar problemas de download”.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

App Scalado Revind

Um aplicativo chamado Scalado Rewind promete revolucionar a forma de se tirar fotos de várias pessoas ao mesmo tempo. A empresa sueca que desenvolveu o aplicativo promete trazer um conceito bem interessante: utilizar a função de “rebobinar”, tão comum entre os vídeos, em cada uma das pessoas nas suas fotografias.
Scalado Rewind promete adicionar função de rebobinar a fotos (Foto: Reprodução)

Seu funcionamento é bem simples: basta usar o app ao fotografar. Ao invés de capturar apenas um quadro, o programa armazena alguns segundos daquela mesma pose. Uma vez registrado, quem tirou a foto poderia “voltar um pouco” no tempo e ver o instante do clique em que todas as pessoas se saíram melhor. Uma característica bem interessante e que certamente seria apreciada por muita gente, não somente nas fotos em grupo, mas também em diversos tipos de imagem. Afinal, quem nunca acabou saindo com os olhos fechados em uma foto? Ou então com olhos vermelhos?

Ainda não há previsão de lançamento do aplicativo, porém espera-se que o produto seja lançado tanto para Android como para iOS.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Microsoft dá adeus a marca Windows Live

A Microsoft anunciou oficialmente que vai encerrar a marca Windows Live, iniciando uma nova fase de integração dos seus serviços e programas, que continuam ativos. Dessa forma, a empresa de Redmond reformula a sua estratégia para combater o Google e todos os seus serviços online disponíveis.
O Windows Live chega ao fim de suas atividades (Foto: Reprodução)

Segundo a Microsoft, mesmo com a mudança, alguns serviços chaves (Sky Drive, aplicativos, Calendário, Hotmail, gerenciamento de fotos e aplicativo de bate-papo) seguem independentes na sua nomenclatura, mas conectados aos sistemas operacionais da empresa. Esses recursos serão onipresentes em todas as plataformas principais da empresa e estarão presentes nos sistemas atuais e nos futuros lançamentos, como o Windows 8 e o Windows Phone 8.
Alguns serviços seguirão atados ao domínio live.com, mantendo a interface e os recursos antigos. No entanto, serão cada vez menos visíveis entre os serviços da Microsoft. Além disso, o Windows Live ID passará a se chamar Conta Microsoft e continuará atendendo recursos e serviços extras, como Xbox Live, Zune, entre outros.

O Windows Live, criado em 2005, abrigava todos os serviços na nuvem da Microsoft, tais como Sky Drive, Hotmail, entre outros. A marca também englobava aplicativos que interagiam com esses serviços online, como Messenger, Mail, Movie Maker e outros.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

LG lança Optimus L7

Para desviar um pouco as atenções do lançamento do Samsung Galaxy S III, aLG iniciou nesta quinta-feira (3) as vendas do seu mais novo smartphone topo de linha. OOptimus L7 é o primeiro aparelho da empresa com sistema operacional Android 4.0 Ice Cream Sandwich - o mesmo do novo produto da concorrente -, e já está disponível em alguns países da Europa.

LG Optimus L7 foi lançado nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Nova opção do mercado de ultraslims - smartphones com designs muito finos -, o L7 tem aparência arrojada, dimensões pequenas (125.5 x 67 x 8.7 mm) e peso de somente 122 g. Além disso, possui uma tela de 4.3 polegadas com tecnologia Gorilla Glass, memória interna de 4 GB (com slot para cartãoSD de até 32 GB) e conectividades Wi-Fi, 3G, Bluetooth e NFC.

Este é um dos modelos mais avançados da LG, estando à frente do L3 e do L5, porém ainda abaixo do Vu, já que conta com processador de 1.0 GHz e câmera de 5 megapixels.
O aparelho já está disponível em alguns países da Europa pelo valor de € 299 (cerca de R$ 760) desbloqueado. A empresa garante que o Optimus L7 vai começar a ser vendido também na Ásia até o meio do ano. Não há previsão de lançamento, porém, nos demais continentes.

domingo, 10 de junho de 2012

O futuro do Windows Phone

A Microsoft anunciou uma conferência para desenvolvedores e patrocinadores que acontecerá em San Francisco, nos Estados Unidos, nos dias 20 e 21 de junho. O evento deve ser marcado pelo anúncio da empresa sobre o futuro do seu sistema operacional móvel, oWindows Phone.

Microsoft divulga sua conferência para desenvolvedores (Foto: Reprodução)

Ainda não há muitos detalhes sobre a conferência, mas uma coisa é certa: a companhia está investindo pesado para atrair mais desenvolvedores e empresas já conhecidas do mercado para atuarem na plataforma. Afinal, uma das maiores reclamações dos usuários do Windows Phone era a pequena quantidade de aplicativos famosos se comparado ao Android e ao iOS.

Além disso, o evento acontecerá uma semana antes do Google I/O 2012, uma conferência voltada para desenvolvedores semelhante à divulgada pela Microsoft. Assim, a empresa busca chamar atenção para seu sistema antes de aparecerem as novidades em relação ao concorrente Android.

sábado, 9 de junho de 2012

O que é Blu-Ray?

O Blu-Ray nada mais é do que um DVD em HD. Apresentando uma maior qualidade de imagem, os dispositivos no novo formato só podem ser lidos em aparelhos compatíveis, e não em leitores de DVD comuns.

Blu-Ray surgiu para "substituir" o DVD, com mais
qualidade e resistência (Foto: Reprodução)

O disco de Blu-Ray tem forma bem semelhante a um CD ou DVD, porém difere em um simples fato: a sua capacidade de armazenamento. Desenvolvido por empresas ligadas à Sony, ele suporta até 50 GB. Tamanho suficiente para se armazenar, por exemplo, um filme completo na mais alta resolução de imagem possível. A taxa de transferência de dados (54 Mbps) e a resistência deste disco também são maiores do que as de um DVD comum.

Um Blu-Ray de camada simples pode ter até 25 GB de arquivos e esta capacidade dobra com duas camadas e quadruplica com quatro camadas. Assim como há nos CDs e DVDs, também há os Blu-Rays regraváveis. Ele suporta os formatos MPEG-2, MPEG-4 AVC e VC-1. Leitores, gravadores e mídias Blu-Ray estão chegando cada vez em maior número ao mercado brasileiro e há diversos softwares que podem fazer a gravação de arquivos para estes discos, como Ashampoo, Astroburn e Okoker.

Entre os principais dispositivos que ajudaram a popularizar o Blu-Ray está o videogamePlaystation 3. Ele adotou o formato como o padrão para os seus jogos e também reproduz filmes em alta definição que sejam armazenados nestes discos. Uma curiosidade: o nome Blu-Ray faz uma referência à cor de seu raio de leitura, que é azul.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dropbox acusa Apple

O Dropbox, popular serviço para backup de documentos em nuvem, confirmou nessa semana que alguns aplicativos baseados em sua tecnologia vêm sendo bloqueados pelos avaliadores de software da App Store. O motivo é até meio bobo: eles contêm links que abrem o site do serviço em uma nova aba do navegador Safari.
Dropbox no iPhone (Foto: Reprodução/The Verge)

Isso se deve à rígida política de uso na qual a Apple enquadra os desenvolvedores de apps para o iOS. Ao fornecer um link que abre uma janela à parte para que o usuário faça seu cadastro, o Dropbox foge do controle que a companhia faz com relação a transações in-app(em aplicativos). Sem esse controle, a Apple fica sem levar os 30% de comissão que deve receber caso o usuário faça uma assinatura paga no serviço de nuvem.

A situação afeta principalmente terceiros, visto que os aplicativos oficiais do Dropbox para iPhone e para iPad continuam funcionando normalmente. Os desenvolvedores que utilizam a tecnologia de cloud para armazenar arquivos ficam a ver navios no momento em que submetem seus softwares para avaliação da App Store.
A empresa diz que está trabalhando em parceria com a Apple para chegar a um resultado que seja bom para os clientes e que mantenha uma experiência de uso agradável. E tudo leva a crer que a companhia da maçã não abrirá mão de sua comissão em cima das transações.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Galaxy S III não atende expectativas

Samsung Galaxy S III (Foto: Reprodução/Engadget)
Fãs, jornalistas e especialistas em tecnologia do mundo todo comentaram o lançamento do novo smartphone da Samsung, o Galaxy S III. Saldo neutro para a sul-coreana nas midias sociais: o Galaxy SIII traz novas funções, mas poucas novidades no desempenho. Para leitores de sites de tecnologia, porém, o lançamento agradou.

Até o momento do anúncio, a expectativa geral era grande. Alguns usuários previam preços exorbitantes e lamentavam o curto período desde o lançamento do Galaxy S2 no Brasil. Os mais ansiosos pediam bateria com mais tempo de duração e tela maior.
Usuários do microblog esperavam mais do lançamento da Samsung (Foto: TechTudo)

Comentários no Facebook (Foto: TechTudo)

Durante o lançamento, a marca Samsungesteve nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter. No microblog e noFacebook, fãs da sul-coreana, embora satisfeitos com a tela e o processador, admitem ter esperado mais do lançamento, principalmente quanto à resolução da câmera traseira, que permanece com 8MB. Entusiastas das marcas Apple e Nokia ainda acreditam que a sul-coreana se precipitou ao dizer que o Galaxy S III seria um concorrente de peso.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O primeiro smartphone com processador Intel

Agora é oficial: a Orange revelou nesta quinta-feira (31) o primeiro smartphone Android com processador fabricado pela Intel. Batizado de San Diego, o aparelho possui um chip Intel Atom Z2460 de 1,6 GHz e sistema operacional Android 2.3 Gingerbread - que deve ser atualizado para o 4.0 até o fim do ano.
Orange San Diego tem processador Intel (Foto: Divulgação)

O San Diego é o mesmo dispositivo apresentado pela Intel na MWC 2012, mas que na época era chamado de Santa Clara. Uma das principais características do smartphone é a gravação de vídeos em alta definição (1080p), que pode ser transmitido pela televisão graças à saída HDMI presente no celular. Além disso, as fotografias feitas pelo aparelho também se destacam, já que sua câmera tem 8 megapixels e a funcionalidade “Burst”, que permite até 10 cliques por segundo.

O smartphone tem ainda 16 GB de memória interna, tela de 4,03 polegadas touchscreen e resolução de 1024 x 600. Ele começa a ser vendido no Reino Unido a partir do próximo dia 6 de junho, e vai custar 199 libras (cerca de R$ 620). Ainda não há informações sobre o seu lançamento no restante do mundo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Aplicativo do YouTube chega ao PS

Juntando-se a sucessos de público como o Facebook e o Skype, o PS Vita vai receber em breve um novo aplicativo também muito popular: o YouTube. O anúncio foi feito pela Sony no blog oficial do PlayStation para os Estados Unidos na quinta-feira (31), há poucos dias da E3, feira de games que acontece em Los Angeles entre os dias 5 e 7 de junho.
PS Vita recebeu novo aplicativo, dessa vez foi o YouTube do Google (Foto: Divulgação)

O aplicativo deverá ser disponibilizado na PSN Store do portátil de maneira gratuita "no final de junho", segundo a Sony. Mesmo sem ter ainda uma data certa para o lançamento da plataforma de acesso ao site de vídeos do Google, a empresa já anuncia recursos como buscas fáceis, escolha de favoritos, possibilidade de comentários e demais ferramentas da conta do usuário.
"Com o aplicativo do YouTube para o PS Vita, você pode assistir a milhões de vídeos na incrível tela de 5 polegadas", exalta Don Mesa, diretor da área de planejamento de produtos de consoles portáteis e inovação de plataformas de software da Sony norte-americana no texto do blog.

A companhia não chegou a divulgar nenhuma imagem do software rodando no console portátil, mas é de se esperar que siga o padrão mobile já encontrado em navegadores para tablets e smartphones atualmente. Nele, é possível acessar normalmente os vídeos disponibilizados no formato HTML5, mas algumas (poucas) restrições em relação aos direitos autorais impedem a reprodução de algumas publicações como as de artistas vinculados ao portal Vevo.

Ainda assim, é mais um motivo para poder aproveitar o Vita em todo seu potencial. Falta agora a Sony investir em mais apps casuais e, principalmente, jogos de peso para a plataforma.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Site confirma Castlevania.

Após a última edição da revista Nintendo Power confirmar a existência de Castlevania: Lords of Shadow 2, agora a página da cobertura da Electronic Entertainment Expo, E3 2012, do site GameTrailers, a GT TV, deixou escapar que o título deverá estar presente na feira com um trailer.

Site indica que Castlevania: Lords of Shadow 2 estará na E3 (Foto: My Nintendo News)

A página revelando o que seria apresentado no início da feira foi postada por acidente, e nela constava um trailer para Castlevania: Lords of Shadow 2. Após a notícia se espalhar, aGameTrailers removeu o texto do site e o substituiu por algo mais adequado, sem revelações.
De acordo com o produtor da Mercury Steam, David Cox, o recentemente anunciadoCastlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate para o Nintendo 3DS, sequência direta doCastlevania: Lords of Shadow original, trará eventos que irão preparar o terreno paraCastlevania: Lords of Shadow 2.

Como a Microsoft será a primeira a se apresentar na E3 2012, é possível que o título apareça na conferência da empresa, o que acabaria por confirmá-lo para o Xbox 360. Versões para oPlayStation 3 e até mesmo para o Wii U também parecem prováveis.

domingo, 3 de junho de 2012

Mouse sem fio?

Nesse artigo, o TechTudo explica o funcionamento dos mouses sem fio e as implicações da sua adoção no dia-a-dia dos usuários. O mouse é o dispositivo de apontamento mais popular do mercado e, por isso, existem diversos tipos e modelos disponíveis. Embora a maioria dos dispositivos seja conectada diretamente ao computador por meio de cabos e das interfaces USB e PS/2, os mouses sem fio estão se popularizando.

Atualmente, grande parte dos mouses sem fio se comunica com o computador através de radiofrequência. A vantagem da radiofrequência em relação a outros meios de transmissão no ar, como o infravermelho, por exemplo, é a comunicação sem visada direta. Quando uma tecnologia exige a visada direta entre o transmissor e o receptor, significa que eles precisam estar alinhados e sem nenhum obstáculo entre eles.
Mouse sem fio e seu receptor (Fonte: Reprodução / Wikipedia)

Os elementos de transmissão são o transmissor e o receptor. Em geral, o transmissor é integrado ao mouse e o receptor é um dispositivo que se conecta por cabo em uma das portas periféricas do computador, como a USB. O mouse grava os movimentos e cliques do usuário e os envia para o receptor. Quando recebe os dados, o receptor decodifica os dados e envia os comandos para o computador.
Analisando o funcionamento básico, observa-se que o tempo de resposta é uma desvantagem dos mouses sem fio em relação aos com cabo. Além do envio direto das informações, adiciona-se as etapas de codificação no transmissor, transmissão no ar e decodificação no receptor.
Faixas de frequências abertas

O mouse sem fio, assim como a maioria dos aparelhos eletrônicos para o consumidor final, utiliza as faixas de frequências abertas conhecidas por Industrial, Científica e Médica (ISM – Industrial, Scientific, and Medical). É o caso das redes Wi-Fi, telefones sem fio, dispositivos Bluetooth entre outros. A faixa de frequência mais utilizada pelos mouses sem fio é a faixa de 2,4 GHz. Nessa faixa, os mouses, em geral, possuem um alcance de 10 metros entre o mouse e o receptor. Esse alcance é suficiente para se utilizar o mouse para controlar uma televisão, ou utilizar o seu computador deitado na sua cama, mas, em cenários de maior densidade, como uma sala de reunião ou um escritório compartilhado, um alcance grande pode provocar transtornos.

Como os dados são transmitidos pelo ar, diversos mouses poderiam utilizar o mesmo receptor, fazendo com que alguém pudesse controlar seu computador à distância ou, simplesmente, incomodando os usuários devido às interferências com outros mouses sem fio dentro do alcance.
Para evitar esse tipo de transtorno, os mouses sem fio possuem mecanismos de pareamento, que nada mais é do que definir um código de identificação único para o mouse e o seu receptor. Com isso, o receptor aceita apenas os comandos enviados pelo mouse sem fio definido.

O procedimento de pareamento é simples. Na maioria dos dispositivos, significa segurar um botão no mouse e no receptor por alguns segundos. Alguns mouses sem fio mais novos são capazes de realizar o pareamento automaticamente.

Embora a técnica de pareamento seja eficaz contra as interferências entre mouses, ela não é segura contra um usuário mal-intencionado que deseje obter os dados transmitidos no ar ou mesmo controlar o computador. Para solucionar esse problema de segurança, alguns mouses sem fio permitem a transmissão criptografada dos comandos do mouse. Assim, mesmo que o usuário malicioso obtenha os dados, ele não é capaz de entendê-los. De maneira análoga, também não consegue enviar comandos para o receptor.

Tecnologia Bluetooth
Alguns mouses sem fio utilizam a tecnologia Bluetooth para a transmissão dos comandos do mouse para o receptor. As principais vantagens do uso dessa tecnologia são as maiores velocidades de transmissão e menor tempo de resposta para envio de comandos, o que proporciona uma experiência de uso melhor para os usuários. Outra vantagem com o uso da versão 2.1 do Bluetooth é o pareamento mais rápido, que diminui o tempo que o usuário precisa esperar para utilizar o mouse.

Como alguns computadores e laptops já possuem receptores Bluetooth, não é necessário o receptor para o mouse, o que facilita o transporte. O consumo de energia dos dispositivos com a comunicação por Bluetooth é menor, pois a tecnologia foi projetada exclusivamente para dispositivos sem fio de baixa capacidade de baterias.
Carregador por indução magnética para o MagicMouse da Apple (Foto: Divulgação)

O consumo de energia, por sua vez, pode ser o maior incômodo prático para os usuários de mouse sem fio. Em geral, eles são alimentados por pilhas, mas também existem alguns por bateria. Quanto maior a resolução ou sensibilidade do mouse, maior é o envio de informações para o receptor. A troca de pilhas ou o carregamento das baterias deve ser feito regularmente, chegando a ser necessário até a recarga todos os dias para quem usa bastante o computador. Esse incômodo não tem solução no momento e medidas temporárias para reduzir o incômodo incluem receptores com carregadores embutidos.

O ideal para solucionar esse problema é a construção de mouses carregados por energia solar ou pelo simples movimento que o usuário faz nele. Alguns mouses sem fio com energia solar já podem ser encontrados no mercado.
Portanto, os mouses sem fio são dispositivos que oferecem facilidade para usuários de notebooks e de computadores multimídia, permitindo o uso a uma distância de até 10 metros do receptor. No entanto, para computadores de mesa o uso de mouses sem fio não é indicado, pois ele perde vantagem oferecida pela portabilidade e adiciona desvantagens como as trocas de pilhas e o maior tempo de resposta.
Agora o espaço é seu, leitor do TechTudo. Qual mouse você prefere? Com fio ou sem fio? Conte-nos algum episódio que ocorreu com você ao utilizar o mouse sem fio.

sábado, 2 de junho de 2012

Motorola lança seu primeiro tri-chip

Os celulares dual-chip não são mais novidade no Brasil, mas aparelhos com capacidade para três chips ainda chamam a atenção no mercado. É o caso do Motokey 3-Chip, lançado na última quinta-feira (31) pela Motorola. O telefone é o primeiro tri-chip da companhia a chegar ao país.

Motokey 3-Chip é o novo celular da Motorola (Foto:
Divulgação)

O Motokey 3-Chip é um aparelho bem simples que está longe de ser um dos modelos da moda. Seu layout é muito semelhante ao Motokey EX109 Mini, que é dual chip. As especificações técnicas também são parecidas: câmera de 2 megapixels, cartão de 2 GB incluso, rádio FM e MP3 player integrados.

Mas se em matéria de design e hardware o 3-Chip não faz parte da tendência atual, pelo menos no conteúdo ele se rende a uma onda que não poderia estar mais em alta: as redes sociais. Um dos diferenciais do aparelho é justamente trazer uma tecla de acesso rápido ao Facebook em seu teclado QWERTY.
Segundo Edson Bortolli, diretor de produtos da empresa no Brasil, isso é mais uma demonstração do conceito do produto, que é facilitar a conexão entre pessoas. “Hoje em dia, é uma prioridade dos usuários ter acesso imediato a todas as pessoas que fazem parte da sua vida, independentemente de onde estejam ou se o farão por meio de ligações, SMS ou pelas redes sociais. Com a capacidade do Motokey 3-Chip de utilizar três cartões SIM, ficou ainda mais fácil manter contato com os amigos e familiares”, avaliou.

O Motokey 3-Chip vai começar a ser vendido na primeira semana de junho nas principais lojas de varejo do país pelo preço recomendado de R$ 349, cerca de R$ 50 a R$ 100 a mais do que os dual-chips da companhia, como o EX109. Entre os principais concorrentes estão o LG A290 Trichip, que tem valor sugerido de R$ 299, e o Alcatel One Touch OT-678 Tri Chip, que sai por R$ 279.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Como usar o Google Shopping

O Google Shopping nada mais é que um buscador por produtos. No lugar de trazer todos os conteúdos disponíveis na Internet, ele traz somente resultados de lojas e compila todos eles para que você possa fazer uma melhor avaliação, comparando absolutamente tudo em uma única página. Veja abaixo como usar o Google Shopping:

Passo 1. Acesse o Google Shopping e digite o produto que deseja pesquisar preços;

Acesse a página do Google Shopping (Foto: Reprodução)


Passo 2. A página que abrirá não será muito diferente de uma busca tradicional. No entanto, ele apresentará diretamente os produtos com o seu menor preço à direita;

Passo 3. Para visualizar valores de outras lojas basta clicar em Comparar Preços (abaixo do valor). Nesta mesma página também terá acesso as avaliações recebidas pelo produto;

Passo 4. Um recurso eficaz é refinar sua busca para localizar o que deseja facilmente. No menu lateral, há possibilidade de marcar se quer visualizar somente produtos novos, faixas de preço (e se o valor que estiver buscando não estiver disponível é possível inserir manualmente), e ainda escolher em quais lojas que deseja buscar. Repare que também é possível mudar o local de onde você está pesquisando logo abaixo da caixa de busca, como também classificar os resultados por relevância, de maior a menor e vice versa.

O Google Shopping permite que você escolha a melhor forma de pesquisa (Foto: Reprodução)

O Google Shopping facilita o trabalho de você ter que entrar em cada loja para pesquisar preços, avaliações e outros, agrupando tudo em uma mesma página para que consiga decidir por sua compra mais rapidamente.

Colete com ar-condiciona

O Empa, instituto de tecnologia da Suíça, criou um colete para militares e policiais com ar-condicionado embutido. O projeto, que visa eliminar a sensação de calor dos usuários, tem previsão para ser lançado em breve no mercado.

Colete com ar-condicionado (Foto: Reprodução)

O colete utiliza um sistema de refrigeração chamado Coolpad, criado pelo próprio instituto. Trata-se de uma espécie de ventoinha com um sistema de água dentro. Ela funcionará com o objetivo de evaporar a água e, consequentemente, resfriar o ar dentro do colete.
Colete visa diminuir a sensação de calor (Foto: Reprodução)

Dois pequenos ventiladores farão o trabalho da refrigeração. Ambos funcionarão com baterias e sistemas eletrônicos próprios, que poderão ser recarregados. A autonomia de uma carga é de três a quatro horas. As ventoinhas também poderão ser substituídas e os reservatórios de água, recarregados.
De acordo com o Instituto Empa, embora outros modelos de colete refrigerado já existam, este com certeza é o mais leve e o que tem mais capacidade de resfriamento. Outros equipamentos com ar gelado dentro também estão sendo desenvolvidos pelo instituto, como vestimentas camufladas, jaquetas e ternos.